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OBS: a Projecta encerrou suas atividades em maio de 2018. Em breve este site será substituído pelo do André Fonseca, fundador da Projecta. Se tiver interesse por este curso, por favor preencha seu email para ser futuramente avisado de novas edições fora da Projecta ou de cursos com temas similares.

Quais os pontos mais importantes a analisar num edital de financiamento à cultura? Como verificar se existe adequação do seu projeto ao perfil do edital e se vale a pena investir tempo? Qual o melhor modo de apresentar as informações normalmente solicitadas nos editais? Quais os erros mais comuns que impedem o projeto de ser selecionado? Como trabalhar as diferenças entre os editais de órgãos públicos de cultura e de empresas patrocinadoras?

A partir da experiência do fomentador na avaliação de projetos e como membro de comissões de editais, o curso tem conteúdo prático e ajudará participantes a melhor analisar o perfil de cada edital e a apresentar adequadamente seus projetos, ampliando suas possibilidades de seleção.

para quem o curso foi desenvolvido

Interessados em inscrever projetos culturais em editais de financiamento.

programa

Editais de órgãos públicos de cultura e editais de empresas patrocinadoras: as diferenças entre eles e os interesses dos financiadores.

Como analisar os editais de financiamento à cultura: identificação dos objetivos do edital e dos critérios de seleção; os principais pontos de atenção; a adequação (ou não) do perfil do projeto ao perfil do edital.

Os erros mais comuns dos projetos inscritos em editais.

Elaboração de projetos para editais: roteiro prático de como apresentar adequadamente o projeto, a partir das informações normalmente solicitadas; as dúvidas mais frequentes (justificativa, contrapartidas, plano de comunicação e outras); análise de projetos reais.

(carga horária total: 6h)

fomentador

André Fonseca

andreConsultor, professor e pesquisador independente na área de gestão cultural. Fundador e diretor da Projecta. Graduado em comunicação social pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing, e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Ministrante da pós-graduação Gestão Cultural: desenvolvimento e mercado, do Senac. Foi membro da comissão de seleção de editais de órgãos como Ministério da Cultura e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Desenvolveu consultorias, trabalhos e ações de formação para clientes como Instituto Brincante, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo,  MIS – Museu da Imagem e do Som,  Red Sudamericana de Danza,  Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte,  Circo Zanni,   Antonio Nóbrega, Festival Cordas na Mantiqueira,  Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Senac, Rosenbaum e Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André.