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O Proac ICMS é a lei de incentivo à cultura de São Paulo, que permite às empresas sediadas no estado patrocinar projetos culturais por meio de benefícios fiscais. Por estar baseada num imposto estadual, a lei abre a possibilidade para que diversas empresas que não podem utilizar a Lei Rouanet também possam investir em projetos culturais, ampliando a possibilidade de patrocinadores para quem está buscando recursos para seus projetos. Em 2017, a verba total destinada a esse mecanismo será de R$100 milhões.

Ministrado por profissionais com experiência real na aprovação e acompanhamento de projetos incentivados por essa lei, o  curso é desenvolvido em linguagem acessível, criando um roteiro prático e com diversas dicas para que os participantes entendam o processo geral de inscrição, acompanhamento e aprovação de projetos no Proac ICMS.

para quem o curso foi desenvolvido

-profissionais da área cultural sem nenhuma experiência com leis de incentivo, interessados em conhecer o funcionamento e as regras principais do Proac ICMS, e saber como inscrever e aprovar projetos nessa lei;

-profissionais da área cultural com alguma experiência em leis de incentivo, interessados em aprofundar seus conhecimentos.

O curso será melhor aproveitado por quem já tenha experiência com projetos culturais.

OBS: O curso não abordará a captação de recursos, que é tratada em outro curso.  Se tiver interesse na Lei Rouanet, clique aqui

programa

Quem pode ser proponente e quem pode patrocinar. Regras e funcionamento para inscrição de projetos. Como funcionam os benefícios fiscais para a empresa patrocinadora. Os processos de análise e aprovação dos projetos. Estruturação do projeto para apresentação na lei, com dicas sobre o melhor modo de apresentar as informações. O processo pós-aprovação do projeto: movimentação dos recursos captados; principais exigências; tipos e limites de alterações no projeto que podem ser efetuados.

Carga horária total: 6h

fomentador

André Fonseca

andreAtua com consultoria e formação na área de gestão cultural, com focos principais na construção de estratégias de sustentabilidade a longo prazo e na comunicação com os públicos. Graduado em comunicação social com habilitação em marketing pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing, e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Fundador e diretor da Projecta, empresa especializada em ações de formação na área de gestão cultural. Ministrante da pós-graduação Gestão Cultural: desenvolvimento e mercado, do Senac. Desenvolveu e implementou o programa de capacitação em gestão cultural para os funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André/SP (2008). Idealizador e e realizador de ações como os Encontros de Gestão Cultural (2011 a 2013), em parceria com o Goethe-Institut São Paulo. Entre outras atuações no campo iberoamericano, foi docente no curso à distância REM 2.0 (2011), sobre projetos culturais colaborativos na América Latina; e coordenador do ciclo de encontros Sustentabilidad para la danza no Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay (2012). Foi membro da comissão de seleção de editais em órgãos como Ministério da Cultura e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Desenvolveu consultorias e ações de formação para clientes como Instituto Brincante, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, MIS – Museu da Imagem e do Som, Red Sudamericana de Danza, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Circo Zanni, Antonio Nóbrega, Festival Cordas na Mantiqueira, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Senac, Rosenbaum, Goethe-Institut São Paulo, IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André.

cursos complementares