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A gestão financeira de um projeto cultural vai muito além de organizar pagamentos e prestar contas, e deve ser entendida como um processo que, integrado com a produção, é fundamental para evitar problemas durante a execução do projeto e para garantir os resultados do mesmo, independentemente das fontes de financiamento. Na cultura, essa gestão frequentemente precisa ser realizada pelos próprios produtores e artistas, que necessitarão de alguns conhecimentos específicos para desenvolver bem esse trabalho.

O curso apresenta, em linguagem simples e descomplicada, o passo a passo para planejar uma gestão financeira específica para projetos culturais. A partir da experiência da fomentadora nessa área, serão trabalhados exemplos e casos reais , que ajudarão os participantes não somente a implementar uma gestão financeira, mas também a melhor elaborar e produzir seus projetos.

para quem o curso foi desenvolvido

Produtores e gestores culturais, artistas, e demais profissionais da área cultural que precisam lidar com a gestão financeira de seus projetos e ações culturais.

programa


encontro 1: 
antes da execução do projeto
Como estruturar o orçamento e o cronograma, a partir dos objetivos do projeto e dos cenários possíveis de realização. Os principais aspectos que devem ser considerados para que a produção e os resultados não sejam comprometidos.

encontros 2 e 3: durante a execução do projeto
Como planejar a execução financeira, a partir da análise: das necessidades do projeto; das obrigações legais do proponente; das obrigações junto às fontes de financiamento; e das necessidades de produção e de contratação de equipe e fornecedores.

Ferramentas práticas de gestão financeira: formas de trabalhar a comunicação entre a equipe do projeto; contratações; modelos de controles de pagamentos; documentos de apoio.

encontro 4: após a execução do projeto
Encerramento do projeto sob os aspectos financeiro, contábil e jurídico. Métodos para avaliação dos resultados.

Carga horária total: 12h

fomentadora

Camila Alves

camila p/bPublicitária formada pela Universidade Mackenzie, com especialização em Gestão Cultural pelo Itaú Cultural e Universidade de Girona, e pós-graduanda em Cultura e Globalização na Fundação Sociologia e Política – FESP/SP. Atua como  consultora no planejamento e gerenciamento de projetos culturais e ministra cursos nessa área.  Com 13 anos de experiência na área, iniciou sua carreira no escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados, especializado em Cultura e Terceiro Setor. Trabalhou no desenvolvimento de projetos,  planejamento e prestação de contas para diversos produtores e instituições culturais, entre eles: Instituto Pensarte, UNE, Instituto Cultural Brasilis, BM&A – Brasil Música, ElifasAndreato Estúdio, Dabliú Discos, Pródigo Films, Olhar Imaginário, Mamute Filmes, Matel Comunicação, Java 2G e Ruth Slinger, entre outros. Coordenou a área de planejamento e gerenciamento financeiro da CPFL Cultura em Campinas e a área de planejamento e projetos especiais da Poiesis, organização social responsável pelo gerenciamento do Museu da Língua Portuguesa, Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.