INSCRIÇÕES ENCERRADAS
AVISE-ME SOBRE A PRÓXIMA EDIÇÃO
  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.

A internet tem cada vez mais um papel fundamental na divulgação de músicos e bandas e no surgimento de novos artistas, ao possibilitar diversos meios de comunicação direta e permanente com os públicos. Frequentemente, são os próprios artistas e produtores que assumem a manutenção e o desenvolvimento de conteúdo para canais como site, redes sociais e blogs, transformando-se nos seus próprios assessores de imprensa. Esse cenário vem demandando novas habilidades dos profissionais da música. Não basta apenas oferecer informação, mas sim saber como planejar e implementar estratégias de presença nos meios digitais, para alcançar os públicos desejados e estabelecer relações com eles.

O curso mostrará caminhos para desenvolver essas estratégias, a partir da experiência prática dos fomentadores nas áreas da música e da comunicação digital.

para quem o curso foi desenvolvido

Músicos, produtores culturais, assessores de imprensa e outros profissionais que já atuam ou desejam atuar na área de comunicação para a música.

programa


Planejamento de comunicação para web
Quem são os públicos-alvo? Quais redes usar para alcançar esses públicos? O que não deve faltar no site de um artista/banda? Que conteúdos trabalhar e como produzi-los? Qual deve ser a rotina de publicações? Como explorar melhor a divulgação de lançamentos e agenda de shows? Como mapear possíveis parceiros de divulgação? Como trabalhar comunicações específicas de acordo com as diferentes redes sociais?

Gestão de imagem nas redes sociais
Que imagem passar nas redes sociais? Divulgar apenas o trabalho ou também a vida pessoal? O próprio artista deve publicar nas redes?

Carga horária total: 7h

número de vagas

12

fomentadores

Fernanda Perez

foto - fernanda pbFormada em Ciências Sociais pela PUC-SP com especialização em Gestão Cultural pela Universidade de Girona  e Itaú Cultural. Atualmente,  é coordenadora de mídia online da Fundação Theatro Municipal e produtora do espaço Serralheria, em São Paulo, além de assessora de imprensa. Entre outros trabalhos, foi editora web do Sesc SP, assessora de comunicação online da artista Karina Buhr, e fez assessoria para o lançamento da cantora Camila Garófalo no projeto Prata da Casa do  Sesc Pompeia e para o espetáculo Rumpilezz visita Caymmi, no Sesc Belenzinho. Trabalhou no site Catraca Livre, foi coordenadora de comunicação do Instituto Sergio Motta por dois anos, e foi repórter do Programa Radiola da TV Cultura, onde também atuou como correspondente internacional na Europa. Em 2012, morando em Madri, foi consultora e responsável pelo conteúdo da versão brasileira do aplicativo musical espanhol biit.

Rafa Munduruca

rafa p/bFormado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa e mestrando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. Atualmente é Editor Web na Gerência de Relações com o Público, do SESC SP. Lá, foi responsável pelo planejamento de comunicação digital de projetos como Circos – Festival Internacional Sesc de Circo, Circuito Sesc de Artes, Mirada – Festival Iberoamericano de Artes Cênicas de Santos e Bienal Internacional Sesc de Dança. Trabalhou como jornalista digital prestando serviços para organizações como Edelman Significa, HBO, Instituto Claro, HP, Editora Cosac Naify, Associação Cidade-Escola Aprendiz e Instituto Vivo. Atuou como assessor artístico e cultural da Fundação Artística, Cultural e de Educação para a Cidadania de Viçosa, tendo produzido shows de artistas mineiros como Dona Jandira, Vander Lee e Érika Machado, e participado da organização de festivais de música como ViJazz e Festival da Canção de Viçosa.